Beakman, Lester e Phoebe. Imagem/fonte: Sony Pictures Television. |
Para os que não conhecem, O Mundo de Beakman (Beakman's World) foi um programa educativo muito divertido da TV americana que ensinava como realizar de experiências científicas em casa e também sobre fatos da história relacionados a elas.
A série foi transmitida no Brasil pela TV Cultura entre 1994 e 2002, com uma breve passagem pela Rede Record, no programa Agente G, em 1997. Também foi exibido pelo canal Cl@se de 2000 a 2005 e, em 2006, pelo canal a cabo Boomerang, nos horários das 15h30 e das 21h.
Esse programa marcou minha infância. Assistia sempre que podia no finalzinho da tarde. Algo que também era foco de disputa e chateação entre minha mãe e eu porque no mesmo horário passava sua novela favorita na Rede Globo.
Desde pequeno era meio ‘nerd’ e adorava (tentar) repetir as experiências feitas pelo Professor Beakman em casa. Principalmente uma que ensinava como fazer cristais artificiais usando carvão, sal, anilina e outros materiais. Acabei não anotando toda a receita e minha experiência não deu certo.
Ele era sempre acompanhado de seu rato de laboratório Lester e por uma de suas assistentes como Josie, Liza e Phoebe (que mudaram ao longo da série). Por vezes, alguns outros assistentes eram representados pelo próprio ator que fazia a personagem Beakman, como Art Burns, Meekman (o irmão de Beakman), O Homem Equilíbrio, Vlavaav, e o Professor Chatoff.
As assistentes de Beakman mudaram no decorrer da série. Imagem/fonte: Sony Pictures Television. |
Ocasionalmente também interpretava cientistas já falecidos, como Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Graham Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin.
No programa original de Beakman, eram lidas cartas de telespectadores reais, dos EUA, porém com a tradução para português e exibição no Brasil, foram utilizados nomes fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos.
O programa encantou uma legião de crianças e adolescentes nos anos 1990. Produzido nos Estados Unidos pela ELP Communications, ganhou mais de 25 prêmios e foi exibida em 90 países. Recentemente , a TV Cultura voltou a exibir o Mundo de Beakman dentro do bloco Sessão da Hora, no primeiro semestre de 2011.
O Elenco:
- Beakman, Art Burns, Meekman (o irmão de Beakman), Vlavaav, Professor Chatoff — Paul Zaloom (dublado no Brasil por Flávio Dias);
- Lester — Mark Ritts (dublado no Brasil por Carlos Silveira);
- Josie — Alana Ubach (dublada por Marli Bortoletto);
- Liza — Eliza Schneider (idem);
- Phoebe — Senta Moses (dublada no Brasil por Márcia Regina);
- Pinguim Don — Bert Berdis (dublado no Brasil por Amaury Costa (1ª voz) e José Parisi Júnior (2ª voz));
- Pinguim Herb (Pinguim Léo na versão brasileira) — Alan Barzman (dublado no Brasil por Paulo Porto);
Curiosidades:
Os nomes dos pinguins, Don e Herb, são uma homenagem a Don Herbert, o qual representava Mister Wizard em Watch Mister Wizard, um programa científico produzido entre 1951 a 1955. Eram controlados por Mark Ritts, o ator que interpretava o rato Lester.
A atriz Eliza Schneider (Liza) dublou vários personagens femininos em South Park, dentre eles a senhora Cartman e Wendy Testaburger.
Em meio a dublagem da série no Brasil, Amaury Costa, que fazia a voz do pinguim Don, faleceu e por conta disso foi substituído por José Parisi Júnior nos episódios finais da série.
— Com informações da Wikipédia e da TV Cultura (CMais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário