Comer chocolate à note pode causar insônia. Imagem/fonte: Wikimedia Commons. |
Que café é bom e ajuda a gente a ficar acordado, isso todo mundo sabe, mas será que você sabe o que uma overdose de cafeína pode nos causar? Hahah!
Bem, esse é um fato que me aconteceu durante a Semana Santa deste ano. Naquele período, ganhei e comprei muitos chocolates e tal… Ao todo, somaram-se umas 14 barras de chocolate dos mais variados tipos. Comia uma barra por dia.
Como muitos também sabem, chocolate contém cafeína e, no ritmo com o qual estava consumindo aquelas barras todas durante aquela semana, a substância foi-se acumulando no meu organismo. Sem falar no café que já ingeria normalmente durante manhã, tarde e noite.
O resultado dessa brincadeira toda foi que passei noites sem dormir, senti uma leve taquicardia e minhas pálpebras ficavam tremendo em espasmos intermitentes. Hahah!
Lembro que, à época, achei que estava com algum problemas nos olhos, achei que ‘tava com pressão alta nas córneas. Mas fiz uma pesquisa na Internet e descobrir que esse tipo de coisa é comum em pessoas que estão com estresse ou que ingerem uma grande quantidade de cafeína; o que foi o meu caso.
Segundo uma reportagem do The New York Times, em apenas uma barra de chocolate ao leite de 42,5 g da Hershey's, por exemplo, contém 9 mg, cerca de três vezes a cafeína de uma xícara de café descafeinado.
E que em uma barra de chocolate amargo da mesma marca possui muito mais: cerca de 30 mg. É a mesma quantidade de uma xícara de chá instantâneo, e pouco menos que uma xícara normal de uma infusão, cerca de 40 mg!!*
Então, senhoras e senhores, cuidado ao ingerir muita cafeína, isso realmente faz seus olhos tremerem e fazerem plim-plim.
(*) - Com informações do Terra Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário