segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ninguém tem um savoir-faire como o meu…

Joshua Bell
Joshua Bell, exímio exemplo de savoir-faire
na arte de toca violino. (Foto: Divulgação.)
Bem, para os que desconhecem o significado desta palavra, savoir-faire (/sávua-fér/) é só uma termo chique de origem francesa para designar o conhecimento processual. Numa tradução livre possui o significado de saber-fazer. Mas, no mundo da Administração, principalmente aqui no Brasil, é cada vez mais substituída pela versão inglesa know-how (/nôu-háu/) com mesma objetividade, mas de tradução livre só um pouquinho diferente, significando saber-como.

O savoir-faire, know-how ou conhecimento-processual, como queiram, é uma terminologia atribuída a nossa habilidade ou conhecimento de executar um determinado trabalho e, geralmente, está relacionada com a área profissional de uma pessoa. Isto é, toda a metodologia ou tecnologia para se resolver um problema ou fazer uma tarefa está dentro do campo do savoir-faire (conhecimento processual).

domingo, 26 de junho de 2011

Você conhece ou já usou aspas angulares?

Aspas Angulares
Aspas angulares, latinas ou francesas.
Imagem/fonte: Vide Mundus.

Raramente conhecidas e muito pouco utilizadas no Brasil, as aspas angulares ou francesas («…») são largamente empregadas na ortografia do português europeu.

Suas regras de uso são praticamente as mesmas das aspas curvas (“…”) das quais nós brasileiros estamos acostumados.

Mas a diferença na predileção por um tipo ou por outro entre as duas vertentes da língua portuguesa se explica pela influência que cada uma delas sofreu ou ainda sofre dos idiomas inglês e francês.

Historicamente, as aspas foram utilizadas pela primeira vez na Idade Média, principalmente a partir do século XII, destinadas a enquadrar uma palavra de significado duvidoso ou de ortografia equivocada, sinalizando ao leitor um termo a ser corrigido.

sábado, 25 de junho de 2011

Ah, que saudades de ‘O Mundo de Beakman’...

O Mundo de Beakman.
Beakman, Lester e Phoebe.
Imagem/fonte: Sony Pictures Television.

Para os que não conhecem, O Mundo de Beakman (Beakman's World) foi um programa educativo muito divertido da TV americana que ensinava como realizar de experiências científicas em casa e também sobre fatos da história relacionados a elas.

A série foi transmitida no Brasil pela TV Cultura entre 1994 e 2002, com uma breve passagem pela Rede Record, no programa Agente G, em 1997. Também foi exibido pelo canal Cl@se de 2000 a 2005 e, em 2006, pelo canal a cabo Boomerang, nos horários das 15h30 e das 21h.

Esse programa marcou minha infância. Assistia sempre que podia no finalzinho da tarde. Algo que também era foco de disputa e chateação entre minha mãe e eu porque no mesmo horário passava sua novela favorita na Rede Globo.

sábado, 18 de junho de 2011

Viva a Secularização e ao Estado Pluralista!

Pluralismo.
Pluralismo, o reconhecimento da diversidade.
Imagem/fonte: Carta Potiguar.

A aurora do século XXI conjectura um mundo com sociedades formadas cada vez mais por grandes mosaicos multiculturais entrelaçados por estilos de vida tão díspares quanto à água e o vinho. E, em meio a tantas dissemelhanças, é inevitável o surgimento de conflitos entre as mais variadas “tribos”. Dentre os principais agentes desagregadores estão os de ordem religiosa.

Durante muito tempo religião e estado se fundiam em uma coisa só. Os preceitos religiosos guiavam e determinavam as leis que regiam a sociedade. Como consequência, aqueles que não pertenciam à religião dominante ficavam em situação marginalizada e/ou, até mesmo, ilegal perante aquele estado.

domingo, 12 de junho de 2011

Do Dia de São Valentim ao Dia dos Namorados

Datas diferentes em celebração ao amor.
Imagem/fonte: samiazaheen.

Hoje, 12 de junho, o Brasil comemora o Dia dos Namorados — uma data especial para os amantes trocarem presentes e demonstrações de carinho e afeto em celebração às suas uniões amorosas. Todavia, a escolha da data, véspera do Dia de Santo Antônio (o santo casamenteiro) não chega a ser tão romântica quando apurada sua origem.

Em 1949, as Lojas Clipper de São Paulo precisavam alavancar suas vendas no mês de junho. Desejavam fazer uma grande comunicação, algo grandioso, estupendo e arrumar um motivo para vender em um mês que não tem nenhum “feriado comercial”.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ser diferente, às vezes, é ser tão igual...

The Cool Hunter
O que um dia foi padrão, hoje é o diferente.
Imagem/fonte: The Cool Hunter.

Pois é, uma incrível e paradoxal constatação. . . Há um tempo venho notando que, em se tratando de vestimentas, as roupas estão cada vez mais diversas e customizadas. Mas tanta variedade acabou gerando uma certa padronização: a própria customização. Todo mundo, ou quase todo mundo hoje se veste assim.

É terrível quando me dirijo às lojas e nelas só encontro roupas desbotadas, com rasgões, brilhos, lantejoulas, cores muito vivas e estampas extravagantes — e olha que estou me referindo às roupas masculinas. Ultimamente isso tem me incomodado um pouco por tornar mais difícil encontrar algo com um estilo mais sóbrio.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Muita cafeína no juízo faz plim-plim!

Schokolade-schwarz
Comer chocolate à note pode causar insônia.
Imagem/fonte: Wikimedia Commons.

Que café é bom e ajuda a gente a ficar acordado, isso todo mundo sabe, mas será que você sabe o que uma overdose de cafeína pode nos causar? Hahah!

Bem, esse é um fato que me aconteceu durante a Semana Santa deste ano. Naquele período, ganhei e comprei muitos chocolates e tal… Ao todo, somaram-se umas 14 barras de chocolate dos mais variados tipos. Comia uma barra por dia.

Como muitos também sabem, chocolate contém cafeína e, no ritmo com o qual estava consumindo aquelas barras todas durante aquela semana, a substância foi-se acumulando no meu organismo. Sem falar no café que já ingeria normalmente durante manhã, tarde e noite.